segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Suicídio, correto ou não?

Se o suicídio deve ser proibido ou não? É didfícil assumir uma posição quando os dois opostos apresentam argumentos tão convincentes, e que tanto nos familiarizamos.
Imagine, todas as pessoas têm o direito à vida, a única coisa que é realmente nossa desde a hora em que nascemos até a hora em que morremos. Temos o livre arbítrio para fazer da vida o que quisermos, podemos escolher entro o caminho mais curto ou o mais longo, podemos escolher entre o fácil e o difícil, entre o certo e o errado, podemos principalmente escolher entre afundar e emergir.
Os que acham justo o suicídio, poderão usar em seu favor as palavras do parágrafo anterior, porém, se quiserem ser coerentes, terão de completar as frases acima. Entre uma palavra e outra dirão que, se temos o poder de escolher quase tudo em nossas vidas, por que não podemos escolher a hora da morte? Para a sociedade, para os que ficarão, não haverão danos maiores do que se o sujeito, ao invés de se suicidar, tivesse morrido por causas triviais. Ou seja, os danos seriam praticamente os mesmos: sofrimento dos mais próximos, talvez a perda de um bom profissional, saudades, etc...
Entretanto, aqueles que não acham certo o suicídio, também poderiam usar as palavras do 2º parágrafo. Assim como os que acham justo o suicídio, os que não o acham, terão de completá-lo para usar o parágrafo em seu favor.
Estes, os que discordam do suicídio, poderão dizer que, já que nos é dado direito de viver, este tem que ser aproveitado da melhor maneira.
O escorpião, quando colocado em um frasco de vidro lacrado, ao perceber que não conseguirá sair, se auto ferroa, antecipa a morte. A espécie humana é uma das únicas que, defrontando com a morte certa, tem a capacidade de não desistir e continuar lutando pela sobrevivência.
Eles, os que discordam do suicício, dirão que devemos fazer bom uso desta capacidade. "Não importa a situação pscológica ou física do fututro suicida, pois não se pode perder a esperança. O futuro suicida deve recorrer a tratamentos médicos ou psicológicos, apoio da família, além de que, a vida é feita de fases sucessivas. Ou seja, esta fase difícil pode ser superada." Poderão ser estas as palavras daqueles que se opões ao suicídio.
Frente estes argumentos, só nos restas analisá-los e decidir o mais justo. Ou tentar entrar em um consenso.
Podemos concluir que, se cada um é dono de sua vida, pode ser dono de sua morte, então lhe é concedida a possibilidade de se matar. Não temos o direito de interferir na vida ou morte de ninguém, não podendo então, proibir as pessoas de se matarem. O suicida, porém, poderá encontrar motivos, ainda que em uma fase ruim, para não se matar, pois ele poderá obter ajuda e se recuperar.
Não se deve proibir o suicídio, porque não podemos interferir a este ponto na vida de alguém, porém, devemos nos esforçar para acreditar, ter consciência de que nem tudo está perdido, que há sempre a chance de emergir.

domingo, 28 de setembro de 2008

Só pra começar

Queria estreiar o blog postando algo bem legal, divertido, etc... Juro que tentei pensar em algo assim, mas sério, não consegui. Até liguei pra uma amiga minha pra ver se ela me dava alguma idéia maneira, mas não rolou. Então, tive que escrever esse textinho clichê mesmo...
Espero poder escrever algo mais impactante nos próximos posts.
Ah, já ia me esquecendo de dar alguns avisinhos básicos pros leitores disto aqui:
  • tente não reparar em erros de português ou concordância, pois meu intuito é expor idéias, e não redações pro vestibular
  • não espere sempre encontrar aqui textos do mesmo gênero, pq mesmo que eu tente, de verdade, seguir uma regra, eu não consigo
  • e o mais importante: tentem desculpar a minha ignorância ou falta de gentileza

Bom, é isso, espero que gostem dos próximos posts. Prometo que serão um pouco mais empolgantes e divertidos!